sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ameiva ameiva (Linnaeus, 1758)

Identificação-Corpo cilíndrico, alongado, e membros e cauda longos e robustos. O comprimento rostro-anal varia de cerca de 40 mm até 180 mm. Machos adultos são maiores que as fêmeas e possuem a cabeça proporcionalmente maior. Os jovens possuem o dorso marrom, sendo que a cabeça e os ombros são esverdeados. Os lados do corpo possuem uma faixa escura, do olho até a pata posterior, marginada por duas listras brancas: uma superior, que vai do olho até o meio do corpo, e uma inferior, que vai do olho até a pata posterior. Nos adultos o dorso é esverdeado, a cabeça e os ombros são marrons, com pequenos pontos negros. Nas fêmeas adultas a faixa lateral escura e a listra branca superior tendem a desaparecer na parte posterior do corpo, e o dorso da cauda é marrom. Nos machos adultos, tanto a faixa lateral escura quanto as listras brancas desaparecem, e os lados do corpo passam a apresentar fileiras transversais de pequenos círculos brancos com bordas negras. A parte dorsal e lateral das patas posteriores, assim como a parte posterior da cauda apresentam coloração azulada. Pode ser confundida com Cnemidophorus ocellifer, da qual se distingue por possuir 10-12 escamas ventrais em uma fileira transversal no meio do corpo (ao invés de 8), ou com Kentropyx paulensis, da qual se distingue por possuir as escamas ventrais lisas (ao invés de quilhadas).

Distribuição geográfica-Do Panamá até o sul do Brasil e norte da Argentina, a leste da Cordilheira dos Andes.

Habitat-É muito comum em bordas de matas, clareiras no interior de matas, e em áreas alteradas pela ação do homem, como roçados, quintais e jardins.

Microhabitat-Vive junto ao chão, nunca subindo em árvores. Prefere locais moderadamente ensolarados, onde se desloca constantemente entre manchas de sol e de sombra, o que é importante na regulação de sua temperatura corporal. Cava buracos sob rochas, troncos caídos, em montes de areia ou argila, ou mesmo no chão, onde procura abrigo e deposita seus ovos.

Dieta-Come uma grande variedade de invertebrados e pode também comer pequenos vertebrados. Os ítens mais importantes são larvas de insetos, baratas, moluscos, besouros e grilos e gafanhotos.

Reprodução-Ocorre praticamente durante todo o ano, sendo que durante a estação seca há uma redução na atividade reprodutiva de machos e fêmeas. Cada fêmea pode depositar mais de uma ninhada durante o ano. As ninhadas variam de 1 a 11 ovos, sendo que a média é de 6.4 ± 0.2 (n= 83) ovos por ninhada. Os ovos são elípticos, medindo cerca de 20 x 12 mm. O período de incubação dos ovos é de cerca de 5 meses. Os filhotes nascem com cerca de 40 mm de comprimento rostro-anal e atingem a maturidade sexual perto dos 100 mm, no seu primeiro ano de vida.

Comportamento-É uma espécie diurna e heliófila, ativa nas horas mais quentes do dia, geralmente das 10:00 às 14:00. A temperatura corporal média é de 37.9 ± 0.09 (n=644). Passa a maior parte do tempo em movimento, se deslocando entre manchas de sol e sombra para regular sua temperatura corporal, ao mesmo tempo que procura por alimento. Pode revirar o folhiço ou cavar o solo à procura de presas. Quando notado, pode tentar se confundir com o ambiente, ficando imóvel por algum tempo, ou correr rapidamente para um buraco ou para longe do observador, fazendo muito barulho.


Material diponível: AQUI

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um terreno em Mata de São João aqui na Bahia, encontrei um casal dessa espécie tenho um vídeo que comprova

    ResponderExcluir
  3. Achei um desse dentro da minha casa, meus gatos estavam o caçando ,fui colocar ele na grama,mas ele não quis ir,esta machucado na orelha,estou com ele aqui em casa,e pensando em ficar com ele, sera que posso?

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, to com um filhote de ameiva e gostaria de algumas dicas, pode me ajudar?

    ResponderExcluir